top of page

L'Abri: O que é? 

O primeiro L’Abri (termo francês que significa “abrigo”) foi fundado nos Alpes Suíços em 1955 por Francis e Edith Schaeffer, quando eles começaram a abrir sua casa para receber estudantes em busca de respostas às suas perguntas sobre Deus, o mundo, e suas vidas pessoais. A partir daí foram fundadas comunidades L’Abri na Inglaterra, Holanda, Suíça, América, Canadá e Coréia.

 

O L’Abri Brasil (Lagoa Santa) foi oficialmente iniciado em Maio de 2008, e é membro de L’Abri Fellowship International. O L’Abri é um centro de estudos que combina vida em comunidade, hospitalidade e reflexão cristã. Seu propósito é a demonstração da realidade de Deus e a recuperação da riqueza da nossa humanidade, por meio de Jesus Cristo. Tudo o que fazemos – hospitalidade, oração e ideias vivas, serve a esse propósito. 

Em 2023, começou outra unidade no Brasil, chamada de L'Abri Sul na cidade de Ivoti-RS. 

Demonstrar a realidade de Deus e recuperar a riqueza da nossa humanidade, por meio de Jesus Cristo. Tudo o que fazemos – hospitalidade, oração e ideias vivas, serve a esse propósito. 

Nossa missão

Onde Fica? 

L'Abri está localizado no município de Lagoa Santa, a 40 quilômetros de Belo Horizonte e a 15 minutos do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (antigo Confins). 

 

Estamos em um local bucólico, bem agradável e lindo. Contamos com um espaço de 3 mil metros quadrados com pomar, piscina, quadra esportiva, sauna, salas de estudos, biblioteca, áreas para descanso e estudo, cozinha para estudantes. Nela mora uma família de obreiros. 

Quem Vai? 

Uma grande variedade de pessoas vem para ficar conosco por muitas razões diferentes. Alguns chegam com questões pessoais, ou não são cristãos e querem saber mais, outros querem aprender a interpretar melhor a Bíblia, ou querem compreender mais claramente, a partir de uma perspectiva cristã, o mundo e a cultura em que vivemos. Outros ainda vêm para trabalhar controvérsias teológicas ou filosóficas. Todos são bem-vindos e trazem sua contribuição especial para a comunidade. 

 

As pessoas ficam no L'Abri quantos dias desejarem – alguns por poucos dias e outros por todo o período do termo, que geralmente é em torno de 5 semanas. Estadias de curta duração podem dar a oportunidade de experimentar a vida da comunidade e ter uma noção mais rápida sobre o estudo. Períodos mais longos são recomendados, pois permitem uma maior integração na vida da comunidade e um estudo mais aprofundado. 

Como Funciona? 

logo-labri-nova.png

O L’Abri Brasil desenvolve cinco tipos de atividades: (1) Retiros Temáticos realizados em finais de semana (de sexta a domingo); (2) “Termos e nanotermos” de Estudo (até cinco semanas); (3) Escola de Teologia e Vida Cristã (6 meses); (4) Ciclos de Palestras (semestrais); (5) Conferência L’Abri anual.

 

O retiro, que começa na sexta à noite e se encerra com o almoço de domingo, tem sempre um foco temático. Tratamos de assuntos como espiritualidade, ciência, arte, trabalho e teologia, entre outros, por meio de palestras, bate papo e debates sobre filmes. 

 

Os termos de estudo acontecem no primeiro semestre (Janeiro / Fevereiro). São períodos de até 5 semanas nos quais cada hóspede pode compartilhar a vida em L’Abri: estudo, trabalho, comunidade, oração, mesa posta, filmes e tempo com Deus. Não há um currículo formal para os estudos nos "termos e nanotermos" (períodos mais longos), exceto por um conjunto básico de palestras introdutórias em MP3, que recomendamos a todos os novos estudantes. A partir daí, cada estudante combina com o seu tutor (um dos obreiros) um programa individualizado de leitura e audição de palestras gravadas. 

 

A Escola L’Abri de Teologia e Vida Cristã é um curso de teologia livre com a duração de 6 meses, organizado em três módulos: “Fé”, “Esperança” e “Amor”. Temas como os fundamentos teológicos do Cristianismo, fé e racionalidade, esperança e escatologia, ética e pensamento social cristão são tratados tendo como centro organizador a busca de uma verdadeira espiritualidade. 

 

Os ciclos de palestras são organizados a fim de alcançar não-cristãos e cristãos em crise com a fé com reflexões avançadas e contextualizadas sobre o Cristianismo. O último tema tratado em um Ciclo tornou-se a série “Cristianismo Essencial”, disponível em MP3 no catálogo de L’Abri. 

 

A Conferência L’Abri é anual, tratando de temas importantes para a igreja no Brasil e no mundo. Os palestrantes são sempre membros de L’Abri Fellowship International, pessoas que passaram por L’Abri, ou líderes que foram tocados de forma decisiva pela visão de L’Abri. 

Alessandra e Guilherme de Carvalho
Mineiros, pais da Ana Elisa e Helena, e avós da Aurora. Alessandra é formada em História e especialista em coordenação e supervisão educacional. Guilherme é p
astor da Igreja Esperança e presidente da ABC2. Formado em Teologia (Mackenzie), com mestrados em teologia e Ciências da Religião. Trabalhou muitos anos como professor de teologia. 

 

 

 

Rodolfo Amorim
Mineiro, casado com Cintiane e pai da Bia e do Pedro. Especialista em gestão do terceiro setor e mestre em Sociologia. Tem experiência com gestão do terceiro setor e professor do ensino médio e universitário. Autor do livro "Arte e Espiritualidade".

 

Vanessa Belmonte

Paranaense, casada com Gláucio. Membro da Igreja Esperança e formada em Administração com Mestrado em Educação; é professora e coordenadora dos cursos da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência - ABC2. Desenvolve pesquisas, palestras e cursos na área de Hospitalidade e Vida Cristã.  Autora do livro "O Lugar da Espera na Vida Cristã".

Lorena Ribeiro 

Maranhense, formada em Nutrição. Missionária há 5 anos, sendo 4 deles pela Jocum. Membro da Igreja Esperança e trabalha como personal chef.

Rodrigo Pegoraro 

Paulista, engenheiro civil e graduando em teologia. Tem experiência em projetos estruturais e gestão de projetos. É membro da Vineyard em Piratininga e editor no Efeito Prisma.

Lisandra e Josué Reichow 

Gaúchos, pais do Benjamin. Josué é sociólogo e Lisandra é publicitária. Em 2012, fundaram o grupo de Amigos de L'Abri Sul, com o desejo de ver um trabalho de L'Abri no sul do Brasil. Em 2016, mudaram para a Inglaterra e foram obreiros do L'Abri Inglês. No final de 2022, depois de sete anos no L'Abri da Inglaterra, retornaram para o Brasil para iniciar o trabalho de L'Abri Sul, sonhado e desejado desde 2012.

Quem faz?

josue e lili.jpg
lorena ribeiro.jpg
rodrigo pegoraro.jpg

No que acredita?

L’Abri é uma associação cristã, seguindo as confissões clássicas da fé cristã ortodoxa e a tradição cristã reformada. Nós acreditamos que a verdade sobre Deus existe, e que ela importa. Como Francis Schaeffer disse em certa ocasião, “há uma razão única para ser cristão: é que o Cristianismo é a verdade sobre o universo”. Para nós a questão de Deus não é uma questão de gosto, mas de realidade; a única espiritualidade que conta é a que for autêntica e sem ilusões. 

 

Além disso, L’Abri tem uma ênfase especial no Senhorio de Cristo sobre o todo da vida e na unidade Natureza e Graça, o que nos leva a promover uma espiritualidade cristã conectada com a cultura e a realidade. 

Como se sustenta?

Muito embora o ministério de L’Abri gere muito interesse, ele não é capaz de se sustentar sozinho. Isso se deve à natureza de L’Abri: por ser um ministério baseado em família e hospitalidade, nunca recebemos grandes números de pessoas e não cobramos os custos reais de nossos hóspedes e estudantes – do contrário, o trabalho seria descaracterizado. 

 

Por isso, desde suas origens com Francis e Edith Schaeffer, L’Abri é uma missão de fé, com uma economia diferente. Confiamos em Deus para manter L’Abri funcionando, e esperamos que as pessoas que são abençoadas em L’Abri respondam com gratidão. 

 

Parte da receita de L’Abri vem das atividades que ele realiza e do curso de Teologia. Outra parte vem de doações voluntárias de pessoas que são movidas por Deus a apoiar o ministério. Se você quiser participar com oração, doando seu trabalho ou com recursos pessoais, entre em contato conosco. 

Faça sua doação através do PagSeguro.

bottom of page