top of page

Depoimentos

Conheça o que alunos e amigos de L'Abri tem a dizer sobre a gente!

L'Abri Brasil faz jus ao nome: é um "abrigo" ou "refúgio". Despretensioso, discreto e acolhedor, mas também o lugar onde descobri uma espiritualidade fecunda, vibrante e profunda. Um lugar onde Cristo se faz carne a cada encontro, onde percebe-se uma rotina trinitária, desde o café da manhã até as conversas informais no final da noite. L'Abri foi responsável por grandes transformações em minha espiritualidade e carreira vocacional. Grande parte dos ensinamentos e percepções mais inspiradoras e significativas que experimentei em minha jornada tem alguma marca do L'Abri. Sou muito grato a Deus por este "lugar" onde o Reino de Deus se torna tão transparente, graças ao compromisso de anunciar e vivenciar o senhorio de Jesus Cristo sobre todos os aspectos da existência humana."

Igor Miguel, líder na Igreja Esperança, Teólogo e Pedagogo na OMCV, BH

"

L'Abri representa uma proposta prática, contextualizada e inspiradora de vivência cristã. O exercício da hospitalidade e da construção de uma leitura cristã da realidade proporcionam uma experiência viva e marcante com a fé, na busca de uma espiritualidade plena."

"

"

Ao participar de um retiro temático no

L'Abri vivenciei a importância da hospitalidade e da vivência em comunidade através da cooperação. E não menos importante foi o impacto que causou sobre mim as reflexões teológicas sobre a vontade de Deus em todas as áreas de nossa vida."

Como decidi seguir carreira acadêmica na área de ciências exatas seria esperado que o principal marco do meu contato com o L’Abri fossem as conexões realizadas entre ciência e fé cristã. De fato, tal diálogo tornou-se central no cotidiano desse jovem pesquisador. Idéias como a soberania de Cristo sobre o todo da vida e da realidade de uma espiritualidade integral trouxeram novas cores ao meu dia-a-dia. Porém, o maior impacto foi a descoberta da prática da hospitalidade. Os dias no Abrigo apresentaram-me um novo modo viver meus relacionamentos. E agora, levando em conta questões como comunidade e hospitalidade, não é exagero afirmar que descobri sentido na vida."

Recomendo fortemente L’Abri a você que busca o sentido da vida. Com uma renovada apresentação das lentes bíblicas, L’Abri corrige tanto a hipermetropia (de quem só vê verdade, beleza e justiça em um mundo distante) quanto a desesperada miopia (de quem vive somente pelo aqui e agora). O resultado é a recuperação de uma nítida visão cristã, a qual enche de significado desde os grandes eventos da História até os acontecimentos mais prosaicos do cotidiano. E quem enxerga bem não tropeça por aí; antes, sente a alegria de um cego que voltou a ver. É esse o meu sentimento depois de um ano de L’Abri!"

"

"

"

Vinha de uma longa caminhada com Jesus quando me deparei com o trabalho do L'Abri. Aqui encontrei conforto por ter inquietações e, quando muitas delas não eram respondidas, aprendi a descansar sob a providência. Compreendi que a espiritualidade cristã é genuinamente integral e o senhorio de Jesus está sobre o todo da realidade. Vivo no L'Abri um lugar seguro para fazer perguntas e tenho nos workers e na rede de relacionamento que formamos verdadeiros amigos interessados em viver fielmente o Evangelho. Sem dúvidas, o L'Abri e a proposta de Francis Schaeffer desencadeou uma grande transformação em minha vida.

​

Gabriel Lazarotti. Advogado - Voluntário na Young Life

Maurício Cunha, fundador do CADI Brasil, Curitiba
Maelyson Rolim, Físico, organizador do grupo Rennovario, Recife
Jonathan Simões, pesquisador em Administração e pastor na CEC, BH.
Raquel R. Santana Botelho, Tesoureira e gestora de eventos da Missão Jovens da Verdade, Arujá

"

L’Abri é abrigo. Lá encontro amigos que me ajudam a refletir sobre a Fé que professo e a Graça de Deus que se manifesta através da beleza e da criatividade. E quando me apontam pra Deus e sua manifestação cheia de verdade, beleza, diversidade e criatividade, também me desaponto, vendo o quanto nossa sociedade se desviou, produzindo tanta violência, feiúra, mesmice. No L’Abri me sinto desafiado e animado a buscar ser à imagem e semelhança de Deus e seu Filho. Criação e sacrifício. E reconheço que meu ofício/sacrifício, é fazer a melhor canção que puder e partilhar dela. Obrigado!"

Silvestre Kuhlmann, Cantor e Compositor,
São Paulo

"

Somos imensamente gratos pelo privilégio caminhar ao lado do L’abri Brasil. Acreditamos que seu ministério tem desafiado muitos brasileiros a pensar em um Evangelho Radicalmente cristão, apontando as implicações e desafios do cristianismo para todas as áreas da vida. O L’Abri é uma comunidade que une, de forma incrível, a hospitalidade do amor e beleza da reflexão cristã."

L'Abri é um lugar de acolhimento. O lugar onde sempre que penso em casa vem à memória. O cuidado com os detalhes. O preparo do alimento, a mesa posta, o ouvir, o falar. Tudo feito para abraçar e oferecer o aconchego."

"

"

Missão comprometida com as verdades bíblicas, apresentando de maneira relevante às novas gerações. Trabalha os conceitos de arte, política, economia e outros aspectos da vida cristã contemporânea de um modo que se reflete na influência do cristão na familia, na igreja e na sociedade."

"

Estive em L’abri Brasil algumas vezes e em situações diversas – termos, nanotermos, conferências, escola de teologia e até sem qualquer programação oficial. Em cada um desses diferentes momentos, uma mesma convicção ficou clara: muito mais do que um centro de estudos, o L’abri é uma oportunidade de vivenciar dinâmicas típicas da fé cristã que não são fáceis de serem encontradas juntas – muito menos em tão alta qualidade. O desenvolvimento de uma análise cultural cristã profunda é produzido em L’Abri harmonicamente com uma experiência de hospitalidade familiar e em uma atmosfera de apreciação da beleza divina que, incontornavelmente, nos levam a reconhecer e adorar o Criador – através das coisas e atividades mais simples do cotidiano.  O tempo em L’Abri é uma experiência de liturgia da vida cotidiana, resignificada pela convicção de que só a visão de mundo cristã clássica tem as respostas honestas para nossas perguntas. 

​

Pedro Lucas Dulci

Marcelo Cabral e Pri Akemi, líderes na CEU – Comunidade do Estudante Universitário, Campinas.  facebook.com/ceuniversitario
Selma Nogueira e Stenio Marcius, cantor e compositor, São Paulo.

L’Abri trouxe-me uma nova perspectiva com bases bíblicas e teológicas sobre a separação que eu fazia em relação ao trabalho cristão - que eu via apenas como a vida pastoral e ministerial - para viver integralmente a vida cristã como colaborador de Deus em Sua obra. Hoje exerço minha profissão sem conflitos, pois aprendi no L’abri que “não há um único centímetro quadrado em todos os domínios da existência humana sobre o qual Cristo, que é soberano sobre tudo, não clame: é meu."

"

Eliana Santos Pires, psicóloga, membro do CPPC e da Igreja Presbiteriana Semear, Brasília.
Eliel Fidelis, empresário , Belo Horizonte
bottom of page